A Microsoft fez alguns jogos mais característica principal desta vez, e que foi feito se evidente desde o início com o mundo vendo a primeira demo do Modern Warfare 3 que está sendo jogado no início de sua conferência de imprensa. Vimos também a jogabilidade de outros grandes títulos como Gears of War 3, Mass Effect 3, e Tom Clancy's Ghost Recon: Future Soldier.
O tema comum entre os títulos do núcleo era como eles estarão todos funcionalidade Kinect. No Future Soldier, existe um modo chamado Gunsmith onde você pode personalizar a sua arma a seu gosto, adicionando silenciadores, apertos e escopos para atender as suas necessidades em diferentes tipos de combate. Você pode manipular o menu usando suas mãos para percorrer o menu, bem como comandos de voz para o uso aleatório ou otimizar a arma para combater certas. Ele também permite que você teste a arma em um intervalo de destino, utilizando o Kinect para se mover e disparar sua arma.
Em Mass Effect 3, em vez de usar o controlador para escolher opções de diálogo, você pode realmente falar para fora da linha e Kinect vai selecionar essa opção. Quando em combate, você também pode direcionar seus aliados em seu partido, chamando o seu nome e dar-lhes um comando, similar aos jogos SOCOM.
Outros títulos durante a conferência de imprensa prometeu funcionalidade Kinect de alguma forma, como controle de cabeça em Forza Motorsport 4.
Esta estratégia é muito semelhante à forma como a Sony tratou o movimento, tendo o movimento controla como uma opção em oposição a uma necessidade. É um recurso muito legal ter nos jogos acima mencionados, mas será um pouco difícil de se vender Kinect não é totalmente necessário para estes jogos. Microsoft teria necessidade de empurrar mais jogos que exigem que o dispositivo em vez de simplesmente ser um periférico opcional.
Houve uma seleção de jogos que exigiam a Kinect. Star Wars Kinect, Kinect Disney Adventures, e ryse foram alguns dos títulos que serão mostradas tanto no demo ou reboque durante a conferência de imprensa. Embora todos eles pareciam muito divertido, houve uma coisa que a maioria dos jogos tinham em comum - eram sobre trilhos. Parece que Kinect tem muito pouco espaço para circulação fora de estar sobre trilhos. Se isto continua a ser o caso, Kinect vai vestir-se muito mais rápido do que qualquer outro regime de controle de movimento, porque o design dos jogos é limitado a um estilo de jogo se você deseja mover sobre a área.