Intel mira a NVIDIA com novo chip super

Em uma conferência supercomputador em Alemanha , Intel revelou planos para o seu novo chip, espera-se que no relógio a aproximadamente 600 vezes a velocidade dos processadores atuais, visando uma posição detida por supercomputação Nvidia rival.


Seis empresas vai mostrar sistemas executando uma versão protótipo do Intel "s arquitetura Core Muitos Integrado (MIC) na Conferência desta semana Supercomputer International.
O novo chip, a Intel afirma, será capaz de exaflop / s - um quintilhões de operações de computador por segundo - vezes centenas mais de supercomputadores mais rápidos de hoje.

Mas não espere que isto em seu computador de casa próxima em breve. Os primeiros protótipos são voltadas para os governos e universidades, e destinadas a alimentar as necessidades de computação de computadores super.
MIC representa a implementação da Intel para um processador gráfico de alvos baseada em uso como um acelerador de uso geral para aplicações altamente paralelas.

O chip cresceu a partir do esforço da empresa GPU Larrabee e foi relegado a um chip plataforma de desenvolvimento em meados de 2009.
Ele vai competir com chips da AMD Radeon usando chips da Nvidia OpenCL e gráficos usando seu ambiente CUDA proprietários.

Até agora, a Nvidia tem uma vantagem neste espaço que suporta relativamente poucos usuários a compra de chips a preços geralmente elevados e margens de lucro. Por exemplo, de 19 do Top 500 supercomputadores na última rankings que usam aceleradores gráficos, 12 deles usam chips Nvidia.
O chip atual, chamado Knights Ferry, não é concebida como um produto comercial, em parte porque ele não suporta precisão dupla operações de ponto flutuante.

Uma versão futura, chamado Corner Cavaleiros e feita em processo de Intel é tri-gate de 22nm apoiará precisão dupla, mas a Intel ainda não anunciou quando será lançado.
Mas se mantém a vantagem de suportar os modelos de programação mesmo que a maioria dos outros chips Intel apoio, tornar a adoção mais fácil.

"A vantagem do modelo de programação da arquitetura da Intel MIC permitiu-nos rapidamente a nossa escala de aplicações rodando em processadores Intel Xeon para o Knights Ferry Software Development Platform", disse o professor Arndt Bode do Centro de Supercomputação Leibniz.

"Este trabalho foi originalmente desenvolvido e otimizado para os processadores Intel Xeon, mas devido à familiaridade do modelo de programação, podemos otimizar o código para a arquitetura Intel MIC dentro de horas e também atingiu mais de 650 GFLOPS de desempenho."
Corner cavaleiros está prevista para o lançamento como um produto em 2012.

Fonte: ibtimes

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.